A praia dos Goianos é uma das atrações mais procuradas entre junho e setembro. Prevenção é a melhor pedida para uma temporada tranquila.
Sol, praia, pesca, descanso e diversão. A temporada do Araguaia oferece inúmeras atrações para os turistas que lotam as cidades banhadas pelo rio entre junho e setembro, época em que o rio está baixo por causa da seca, revelando belas paisagens de areias brancas. Cidades como Aruanã, Luiz Alves, São Miguel do Araguaia e Aragarças são tomadas pelos acampamentos e barracas de turistas de Goiás e do Brasil, em busca de diversão, tranquilidade e contato com a natureza exuberante do Araguaia. Para curtir as férias sem surpresas desagradáveis, o ideal é tomar alguns cuidados antes mesmo de fazer as malas, siga essas dicas de ouro e prepare-se para a temporada do Araguaia.
Paisagens naturais com muito verde é o que você vai encontrar no Rio Araguaia, e esse cenário somado à aglomeração de pessoas em determinados locais se torna propício para a proliferação de doenças virais. Por isso é muito importante se vacinar pelo menos 10 dias antes de viajar, especialmente contra a febre amarela e a Hepatite A, que são as mais comuns nessa época. Outro risco comum é o de doenças relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti, como dengue e zika. Utilize repelentes indicados no combate a esse mosquito, principalmente durante o dia.
Ao desfrutar das praias ou ao praticar pesca, esportes e outras atividades de lazer, é muito importante se proteger do sol com roupas leves, óculos, chapéu e guarda-sol, e utilizar protetor solar mesmo em dias nublados. A exposição exagerada ao sol e às altas temperaturas pode desencadear uma série de males, como irritação nos olhos e na pele, insolação, rinite alérgica e otite.
Outra preocupação é quanto à alimentação. Primeiramente, a hidratação, que é muito importante durante o tempo seco, e também para repor as perdas durante a atividade física e a exposição ao sol e calor. Também recomenda-se evitar o exagero no consumo de bebidas alcoólicas. Os alimentos devem ser leves e preparados com a máxima higiene, para evitar contaminações.
Fonte: Daqui