A imunidade baixa é, na maioria das vezes, associada a quadros de gripes, mas há muitos outros sinais que indicam problemas no sistema imunológico. Responsável pela defesa do organismo contra bactérias, vírus e fungos, esse sistema está presente em todo o corpo humano em forma de células e moléculas. A ação imunológica é capaz de manter o organismo livre de tumores, infecções e outras doenças graves.
Muitos aspectos podem prejudicar o perfeito funcionamento desse sistema, entre eles fatores genéticos e alterações no metabolismo. A idade também é determinante, já que crianças e idosos estão mais propensos a infecções. Outra questão muito importante é a falta de nutrientes: ausência de vitaminas e minerais pode levar a quadros de imunidade baixa. Mas, antes de pesquisar os alimentos com vitamina C para incluir na dieta, é importante ficar atento aos sinais que o seu corpo dá. Veja aqui abaixo e saiba como identificar!
Se você sente um cansaço que não some mesmo depois de uma boa noite de sono, é possível que tenha algo errado com o seu corpo. Além de ser um indício de problemas na tireoide, o cansaço físico e mental em excesso pode estar ligado a alterações no sistema imunológico. Esse tipo de fadiga pode atrapalhar a vida em vários níveis, prejudicando a produtividade e abrindo caminho para o estresse.
As amígdalas são estruturas que protegem o corpo da invasão de micro-organismo que entram no corpo pela boca. Ar, alimentos, bebidas e contato com a mão, por exemplo, podem levar vírus e bactérias para o organismo. Para combater isso, as amígdalas ativam uma função protetora, que pode gerar uma inflamação nessa estrutura. A amigdalite, portanto, é uma manifestação de que seu corpo está se defendendo contra algo estranho.
Sabe aquela gripe persistente, que dura semanas, ou então o vai e volta dos sintomas gripais? Isso pode indicar uma queda de imunidade. É normal que, durante o processo de proteção do corpo contra a infecção, o sistema imunológico tenha seu desempenho prejudicado na hora de ativar a defesa para outros vírus e bactérias.
Uma gripe mais persistente pode desencadear um quadro de otite, por isso, dores de ouvido frequentes podem ter relação com a imunidade baixa. Geralmente causada por um vírus ou bactéria, ela se apresenta quando o sistema imunológico não consegue expulsar esse micro-organismo.
Pelo menos 55,7% das mulheres sentirão o incômodo da candidíase vulvo vaginal uma vez na vida, segundo estudos. O fungo está naturalmente presente no corpo humano e pode encontrar, na imunidade baixa, o cenário ideal para se proliferar. Coceira, secreção em excesso e dores são alguns dos sinais do problema nos órgãos genitais, mas o fungo também pode se manifestar na pele, garganta e boca.
Responsável pelas defesas naturais do nosso organismo, o sistema imunológico virou o centro das atenções em tempos de coronavírus.
Isso porque, como ainda não temos medicamentos ou vacinas para nos proteger desse novo vírus, combatê-lo depende inicialmente da capacidade de resposta de cada indivíduo à doença, conhecida como covid-19.
Sendo assim, mesmo que não impeça ninguém de contrair a doença, ter uma imunidade em dia é vital para ajudar na luta contra a infecção e na recuperação do doente, dizem especialistas ouvidos pela BBC News Brasil.
Quer dar um UP nas defesas do seu organismo? ImunoUp é uma fórmula desenvolvida pela Longevitá para aumentar as defesas do seu organismo.
E você não precisa sair de casa, ligue no nosso televendas ???? 62 32152790 ou mande uma mensagem para nosso whatsapp ???? 62 981168254.
Fonte: G1