Sol, calor, piscina, mar, areia é diversão, mas também podem ser prejudiciais à pele. Saiba como se cuidar!
Férias e verão, essa combinação é diversão pura, mas alguns elementos como o sol e o calor, a água do mar ou da piscina, a areia e muitos outros fatores podem comprometer a boa saúde e a hidratação da sua pele. Algumas dúvidas podem surgir na hora dos cuidados com a pele, por isso, separamos alguns mitos e verdades pra você não se confundir nesse momento tão importante.
Passo 1:
Comece com um bom creme hidratante.
O creme ideal é aquele mais indicado para o seu tipo de pele e para as condições que você irá enfrentar (como um creme com fator de proteção, por exemplo, em caso de exposição ao sol). É importante usar creme próprio para o rosto e corpo, para evitar oleosidade excessiva, ressecamento ou seborreia. Para aplicá-lo no rosto, o ideal é fazer movimentos de dentro para fora, no restante do corpo, movimentos contrários à gravidade, ou seja, de baixo para cima.
Passo 2:
Complemente a hidratação com cremes recorrendo ao Bepantol, que também tem bons resultados, especialmente sobre a pele queimada de sol. A água termal também é ótima, pois ela hidrata e diminui a sensibilidade.
Passo 3:
Lembra da frase “use filtro solar”?
O uso do protetor é incontestável e deve ser aplicado a cada 2 horas. Como alguns protetores solares são constituídos à base de óleo, que tem ação umectante e podem aumentar a oleosidade da pele, dê preferência aos produtos à base de água, que hidratam e mantêm o equilíbrio da pele. Evite a exposição ao sol nos horários críticos, das 10 da manhã às 04 da tarde.
Passo 4:
Há mulheres que ainda se incomodam com as celulites e podem tomar alguns cuidados.
Fórmulas caseiras podem amenizar os efeitos das indesejáveis celulites, como cafeína, centella asiática e laranja amarga, que possuem ação comprovada no combate à celulite. Uma outra forma de amenizar as celulites, já que se trata de inflamações, é estimular a circulação fazendo movimentos com as mãos debaixo para cima, na hora do banho ou da aplicação do hidratante. Essa “massagem” contribui com a circulação venosa, ajudando o sistema linfático a eliminar as toxinas e melhorar a oxigenação dos tecidos, o ideal é que os movimentos sejam intensos.
Passo 5:
Água x Óleo?
Os óleos não são indicados para hidratação, pois eles têm ação umectante, que bloqueiam a entrada e saída de líquidos da pele. No caso dos filtros solares, é possível escolher opções “oil free”, para se proteger do sol sem prejudicar a hidratação.
Já a água é a grande aliada do corpo, pois ela que garante a hidratação do corpo por dentro e por fora, porém, ainda assim há casos em que mesmo a água pode se tornar prejudicial, a ação prolongada da água do mar ou da piscina, por exemplo, são danosas para a pele por conta da ação do sal e do cloro. Evite ficar muito tempo no mar ou na piscina!
Passo 6:
Excesso de álcool e açúcares no verão a resposta é não!
Na hora de se hidratar, bebidas alcoólicas ou com açúcar em excesso são prejudiciais ao corpo. É necessário ingerir bastante líquido nas férias, mas é importante dar preferência à água e aos sucos naturais, nada de exagerar no álcool e coisas doces.
Fonte: Corpo a corpo
Para encontrar os hidratantes e protetores solares ideais para você, procure a Farmácia Longevitá e disponha de uma grande variedade de cosméticos manipulados sob medida para sua pele. Faça orçamento online!